Escalada de forma segura e saudável

A escalada é uma atividade incrível que utiliza as técnicas e movimentos do montanhismo, proporciona uma mistura única de exercício físico, desafio mental e conexão com a natureza. No entanto, como em qualquer atividade extenuante, é fundamental que se programe e se prepare para garantir segurança e saúde, evitando lesões, dores e hematomas.

Os escaladores precisam estar com os equipamentos adequados de segurança, incluindo capacetes, cordas, sapatilha própria para escalada, mosquetões e arneses. Além disso, para prevenir acidentes graves, devem estar sempre cientes das condições climáticas e do terreno em que estão escalando. Outro aspecto importante é a preparação física. Realizar treinamentos específicos para aumentar a força, a resistência e trabalhar a flexibilidade para evitar lesões musculares. É crucial que se alimentem corretamente e bebam bastante água antes, durante e depois das escaladas.

A escalada pode ser praticada em qualquer cidade que possua uma parede de alpinismo, e o mais legal é que é uma atividade que exige muita concentração e atenção, podendo ser feita individualmente ou em grupo. É importante que os escaladores sejam realistas sobre suas habilidades e escolham rotas que estejam de acordo com suas capacidades.


Depois de entender um pouco dos cuidados que precisa ter para fazer uma escalada, confira as modalidades

  • Escalada de Bloco:  É uma escalada de poucos metros de altura, porém com grandes dificuldades técnicas onde a força física de explosão se sobressai 
  • Escalada Tradicional: Os escaladores fazem o uso das suas próprias proteções para criar o percurso que vão percorrer. É realizado sempre com dois escaladores.
  • Escalada Alpina: Pode ser feita em qualquer lugar na zona alpina ou acima da linha das árvores. Mais especificamente na região dos Alpes Suíços.
  • Escalada Artificial: O escalador faz o uso a aparelhos como estribo, grampo e móveis para auxiliar na sua progressão.

    Escalada Bigwall: Escalada feita em grandes paredes rochosas, geralmente acima de 600 m.
  • Tem longa duração e os escaladores passam dias escalando. 
  • Escalada Esportiva: Ideal para iniciantes. Essa escalada já tem sua via previamente equipada, ou seja, a parede de escalada já tem percurso identificado e equipado corretamente, dando mais segurança ao escalador. 
  • Escalada Indoor: É uma escalada feita em locais fechados com paredes artificiais. 

Deu até vontade de fazer uma escalada, né!? 

Se programe e se prepare para escalar e, se houverem machucados, conte com Fledoid! 

Escalada – Mundo Educação (uol.com.br)

Big Wall | Escalada Brasil (forumdeescalada.com.br)

Quer entrar na escalada alpina? Veja como começar – Go Outside

Escalada em bloco no Brasil – AltaMontanha

Escalada: conheça origens, características, estilos e mais (todoestudo.com.br)

TAGS:

COMPARTILHE:

Conheça a Linha Fledoid®

Fledoid® acelera o desaparecimento dos hematomas, alivia a dor, reduz o inchaço e diminui a inflamação na parede das veias.

Siga Fledoid®