Alimentos que ajudam na prevenção das varizes

Antes de falar sobre alimentos que ajudam na prevenção e tratamento das varizes, vamos entender o que são e suas principais causas:

Varizes são veias dilatadas e tortuosas que geralmente surgem devido à perda da capacidade em promover o retorno venoso do sangue das pernas para o coração. 

Isso acontece porque o sangue é bombeado do coração para as artérias que, por sua vez, levam este sangue para todas as partes do nosso corpo. Sendo assim, a função das veias é drenar o sangue de volta para o coração, tendo como problema o esforço que o sangue faz nesse retorno dos pés e pernas para o coração.

Com o passar do tempo as veias podem perder a sua elasticidade e, a partir daí, o sangue passa a refluir e ficar “parado” dentro das veias, provocando mais dilatação e mais refluxo.

Podem ser observadas por baixo da pele, sendo mais comum nas pernas, tornozelos ou pés e sendo menos comum no esôfago ou na região pélvica. 

Suas principais causas podem ser:

  • Histórico familiar
  • Excesso de Peso 
  • Sedentarismo 
  • Menopausa 
  • Uso de anticoncepcionais
  • Ficar sentado ou em pé por muito tempo 
  • Gravidez
  • Idade 

Ter uma alimentação saudável e balanceada é o segredo para prevenir e controlar o aparecimento das varizes. 

Confira os melhores aliados:  

  1. Alimentos ricos em potássio, como a banana, castanha do pará, damasco seco e coentros, são importantes para evitar a fraqueza muscular e cãibras durante o exercício físico. Ingerir esses alimentos pode ser uma forma de complementar o tratamento para hipertensão, podendo auxiliar no controle da pressão arterial.
  2. Alimentos ricos em fibra são ideias para prevenir as varizes, já que sua principal função é regular o funcionamento do corpo. Não deixe de incluir na sua dieta alimentos como abacate, cenoura crua, pimentão verde, cereais e frutos secos
  3. Plantas medicinais como: cavalinha, alecrim, arnica, cipreste e melissa são excelentes quando se trata da melhora da circulação sanguínea e desinflamação das veias.
  4. Ingredientes com propriedades diuréticas, como abacaxi, pepino, limão, bertalha e salsa, melhoram a saúde intestinal, sendo capazes de estimular a eliminação de fluidos retidos, reduzindo a sobrecarga nas pernas. 
  5. Alimentos que contêm ácido fólico, vegetais verdes, como rúcula, espinafre, repolho e aspargo, podem ajudar na redução da homocisteína, elemento que causa lesão nas paredes arteriais, e na prevenção da trombose.

*Estou definindo o que vou colocar na conclusão final. Aceito sugestões. 

Varizes | Biblioteca Virtual em Saúde MS (saude.gov.br)

Varizes: o que são, sintomas, causas, tipos e tratamento – Tua Saúde (tuasaude.com)

Alimentos para prevenir as varizes – 6 passos (umcomo.com.br) 

Alimentos ricos em potássio – Tua Saúde (tuasaude.com) 

7 dicas de dieta para evitar varizes – Melhor Com Saúde (melhorcomsaude.com.br)

TAGS:

COMPARTILHE:

Conheça a Linha Fledoid®

Fledoid® acelera o desaparecimento dos hematomas, alivia a dor, reduz o inchaço e diminui a inflamação na parede das veias.

Siga Fledoid®